Novo livro sobre OCaml

Uma das coisas que as vezes me dá uma dor no coração é ver alguém de computação não conseguir ler bem um livro em inglês. Praticamente toda documentação de software está em inglês e quem não tem familiaridade com o idioma sempre acaba ficando para trás. Já vi muita gente no Brasil partir para escrever documentação direto em inglês, mesmo tendo como português sua língua nativa. Por esse motivo, é muito difícil encontrar material de qualidade escrito direto para português, sem ser tradução. O livro OCaml – Programação funcional na pátrica é uma exceção. A publicação ainda chama muito a atenção por aborda o tema de forma didática sem perder a profundidade no assunto.

Se já é difícil encontrar material bom para assuntos que todos devemos dominar, quanto mais para aqueles que acrescentam um diferencial em nossas carreiras. Os tão falados paradigmas funcionais que estão sendo acrescentados nas linguagens de programação mais populares como Java e C#, e já vindo em novas linguagens como Swift, vieram de linguagens funcionais como OCaml. Mergulhar nesse livro não é apenas aprender uma nova tecnologia que possibilita escrever um código legível e com performance próxima ao C++, mas também ajuda o leitor a tornar-se um programador mais versátil.

Como desenvolvedor .NET há anos, não poderia deixar de mencionar a relação entre o F# e o OCaml. A linguagem da Microsoft começou, na verdade, como uma implementação da segunda para o .NET. Porém, em um certo ponto da história tomaram rumos um pouco diferentes, e acabaram por possuir algumas funcionalidades distintas, mas sem perder a essência. Mais sobre a história do OCaml e a sua relação com F# no livro que está disponível na Casa do Código.

One Response to Novo livro sobre OCaml

  1. Pingback: Aprendendo OCaml com emacs no Windows | Vinicius de Melo Rocha

Deixe um comentário